19 de março de 2018 Novidades

Depende.

Antes de mais nada, saiba que o Banco Central do Brasil tem a informação de todas as pessoas físicas e jurídicas que realizaram câmbio oficial, qualquer que seja o valor. Mas não se assuste com isto. Se você seguiu as regras de sua casa de câmbio ou assessoria de confiança, ao respeitar os limites por CPF – a chamada capacidade financeira de câmbio eventual – estas empresas estão protegendo não só a elas mesmas mas o cliente também. No entanto, haverá risco se você, para contornar estes limites sem comprovação de origem, comprou em diversas instituições diferentes para, na soma total, poder comprar mais. A quem faz este tipo de “jeitinho”, os agentes de câmbio não se responsabilizam por futuros problemas com malha fina. E tenha ciência: você terá problemas!  

Qual tipo de câmbio é preciso declarar?

  • Toda e qualquer operação de remessa internacional, via swift ou Moneygram / WU / Transferwise, independente do volume;
  • Operações de câmbio em moeda que serviram para entesouramento (guardar no cofre);
  • Valores guardados em cartão pré-pago;
  • Valores recebidos do exterior, tanto de pessoa física quanto jurídica;
  • Todos os câmbios listados acima realizados por seu cônjuge, caso seja seu dependente.
  Obs: para o primeiro item, informar em seus bens qual o valor em conta bancária no exterior em 31/12, convertidos em moeda nacional com a taxa ptax da época. Caso as remessas tenham sido para um terceiro, informar o nome/CPF do beneficiário e o valor total enviado no período (ano-base). Consulte seu contador para mais detalhes.  

Qual tipo de câmbio não preciso declarar?

  • Compra de moeda que foi utilizada para uma viagem a lazer e que foi posteriormente gasta nas despesas relacionadas;
  • Cartão pré-pago que teve seu saldo zerado ou ficou com baixo valor no retorno da viagem;
  • Câmbios de seu cônjuge que não é seu dependente.
  Obs: desde que a quantidade em cada caso tenha sido adquirida dentro dos limites impostos pela casa de câmbio, ou seja, desde que as regras do Banco Central tenham sido respeitadas. Saiba mais aqui.   Por fim, uma dica importante. Na verdade, um alerta: nunca realize câmbio de moedas com doleiros ou o chamado “dolar-cabo” para remessas (troca de favores para evitar transação internacional) com os mesmos. Muitas pessoas têm esta prática para evitar que suas operações de câmbio sejam registradas em seus CPFs e para economizar alguns centavos, mas sob o risco de adquirir cédulas falsas e sob pena de responder por crime contra o sistema financeiro.   Para dúvidas com relação à declaração de operações de câmbio realizadas por Pessoa Jurídica, consulte um contador de confiança.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

O que são os códigos IBAN e BIC/SWIFT e como encontrá-los?

O que são os códigos IBAN e BIC/SWIFT e como encontrá-los?

Se você precisa fazer uma transferência internacional é importante entender as diferenças entre cada um desses códigos. Por isso, preparamos este post detalhado para você para tirar as suas dúvidas e entender de vez o significado de cada um!
> Ler mais 27 de setembro de 2017 - Novidades
Documentação pré-embarque: saiba tudo o que você precisa ter em mãos

Documentação pré-embarque: saiba tudo o que você precisa ter em mãos

Antes de partir, você precisa verificar se está com todos os documentos em mãos para evitar surpresas desagradáveis. Para não ter aquela sensação de “esqueci alguma coisa”, preparamos um checklist com todos os documentos necessários para que você viaje tranquilo!
> Ler mais 13 de setembro de 2017 - Novidades
7 formas de economizar dinheiro para viajar

7 formas de economizar dinheiro para viajar

Existem algumas formas de guardar dinheiro para explorar um novo destino. Confira algumas dicas de como economizar para viajar.
> Ler mais 30 de agosto de 2017 - Novidades
Você sabe a importância do seguro viagem?

Você sabe a importância do seguro viagem?

Quando estamos nos preparando para fazer uma viagem pensamos em todos os detalhes: passagens, malas, dinheiro, destinos turísticos, etc. Mas algumas pessoas se esquecem de que imprevistos podem acontecer e quando se está longe de casa, pode ser ainda pior. Por isso é importante ter o seguro viagem nessas situações.
> Ler mais 16 de agosto de 2017 - Novidades
18 aplicativos essenciais para quem vai viajar

18 aplicativos essenciais para quem vai viajar

Confira uma seleção de aplicativos indispensáveis para facilitar a sua viagem e torná-la ainda mais inesquecível.
> Ler mais 2 de agosto de 2017 - Novidades

Encontre a loja Turcambio mais próxima de você!

Procurar lojas