20 de julho de 2017 Novidades

Quem tem o sonho de fazer um intercâmbio pode se deparar com algumas questões, entre elas o “pra onde ir”. As opções de lugares e programas de estudo e trabalho são tantas que acabam gerando muitas dúvidas, por isso vale a pena investir um bom tempo para se preparar e avaliar todas as alternativas disponíveis. Antes de tomar a decisão sobre o destino é fundamental considerar várias questões sobre cada país e encontrar aquele que mais tem a ver com os seus gostos e a sua personalidade.

Confira alguns critérios que você deve analisar para não errar ao escolher um destino de intercâmbio.

Defina o objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo do seu intercâmbio. Você quer ir para fazer um curso ou estágio dentro da sua área profissional? Ou para fazer um curso de idiomas? Entender o objetivo pelo qual você quer embarcar em uma viagem duradoura faz com que você diminua a lista de possíveis países. Se você deseja estudar inglês não faz sentido ir a um país onde essa língua não é falada; se deseja trabalhar na sua área, precisa pesquisar em quais países há chances e oportunidades para estrangeiros. O intercâmbio de trabalho voluntário pode ser uma alternativa interessante e costuma ser mais acessível e de menor duração.

O seu perfil e o do país

Analise também o seu perfil e o perfil dos países que você listou. Pesquise as atividades mais comuns de cada local e reflita se você vai se identificar com ele. Por exemplo, a Austrália é conhecida pelas suas praias; a Irlanda, pelos seus bares e pubs e a Europa, pela sua rica vida cultural repleta de museus, exposições e monumentos. Tente entender como é a vida local, a estação que será quando você for, os hábitos e costumes tradicionais, etc.

Saber quanto pode gastar

Entender o seu orçamento é outro ponto que merece muita atenção. Alguns dos países mais procurados são os que tem um custo de vida mais elevado, por isso, não exclua países menos tradicionais sem antes pesquisar sobre eles. Analise quanto custa o curso (se for o seu caso), as passagens aéreas, o visto (se necessário), seguro viagem, hospedagem, alimentação e entretenimento. Não saia do seu país de origem com o dinheiro contado apenas para um dos quesitos citado acima.

Analise tudo antes de embarcar

Alguns países permitem que estrangeiros trabalhem enquanto estão com um visto de estudante, por isso, verifique essa possibilidade. Você pode ganhar uma renda extra que ajudará nas suas despesas enquanto estiver no local. Para quem vai ingressar em um intercâmbio com esse objetivo deve verificar quais países oferecem essa oportunidade de forma legal. Entenda como funciona o processo, pois em alguns lugares há necessidade de aplicar papéis previamente. Informe-se sobre todos os detalhes para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, tenha em mente que nas primeiras semanas você estará desempregado, então precisará ter uma reserva de dinheiro para manter-se.

Antes de tomar a decisão final sobre o seu intercâmbio pesquise cuidadosamente todas as alternativas para evitar decepções. Essa é uma experiência única e que garante a oportunidade de conhecer novas pessoas, culturas e até a si mesmo!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você sabe a importância do seguro viagem?

Você sabe a importância do seguro viagem?

Quando estamos nos preparando para fazer uma viagem pensamos em todos os detalhes: passagens, malas, dinheiro, destinos turísticos, etc. Mas algumas pessoas se esquecem de que imprevistos podem acontecer e quando se está longe de casa, pode ser ainda pior. Por isso é importante ter o seguro viagem nessas situações.

> Ler mais 16 de agosto de 2017 - Novidades
18 aplicativos essenciais para quem vai viajar

18 aplicativos essenciais para quem vai viajar

Confira uma seleção de aplicativos indispensáveis para facilitar a sua viagem e torná-la ainda mais inesquecível.

> Ler mais 2 de agosto de 2017 - Novidades
Compre totalmente on-line no novo site da Turcambio

Compre totalmente on-line no novo site da Turcambio

O site da Turcambio está de cara nova, muito mais moderno e fácil de usar.

> Ler mais 25 de junho de 2017 - Novidades
Nova loja no Floripa Shopping

Nova loja no Floripa Shopping

Venha conhecer a nova loja Turcambio no Floripa Shopping!

> Ler mais 20 de junho de 2017 - Novidades

Encontre a loja Turcambio mais próxima de você!

Procurar lojas